top of page
Foto do escritorGlasnost

PTB trabalha para confirmar a maior bancada na câmara

Atualizado: 2 de fev. de 2022

O PTB é uma das siglas mais tradicionais do país, foi fundada por Getúlio Vargas em 1945 para ser a ‘voz dos trabalhadores’. Pelo antigo PTB passaram, além de Getúlio Vargas, figuras lendárias da política como Alberto Pasqualini, João Goulart e Leonel Brizola. Proibido de existir durante o ditadura militar, Leonel Brizola tentou recuperar a sigla em 1981 após a anistia, porém, em uma manobra de Golbery do Couto e Silva, a sigla foi parar na mão de Ivete Vargas, sobrinha neta de Getúlio Vargas. Isso levou Brizola a criar o PDT e levar para ele as principais lideranças vivas do antigo PTB. Não podendo contar com a liderança de Brizola, o PTB levou um tempo para ganhar protagonismo no Rio Grande do Sul.


Em 1982 não lançou candidatos; em 1985 lançou Jorge Krieger de Melo a prefeitura, que alcançou apenas 1,34% dos votos; em 1988 lançou nominata para vereador coligado na Aliança Democrática Popular (PDS-PFL-PTB) que concorreu com Guilherme Socias Villela a Prefeitura. O PTB lançou nove candidatos nesta coligação e o mais votado foi Rubens Paulo de Souza com 436 votos.


As coisas começam a mudar para o PTB após o ingresso de Sérgio Zambiasi, radialista popular, então Deputado Estadual mais votado da história do Rio Grande do Sul, no final de 1988. Os resultados do ingresso de Zambiasi em Porto Alegre puderam ser sentidos em 1992 quando o PTB lançou Valdir Fraga, egresso do PDT, à prefeitura de Porto Alegre, 99 candidatos a vereador, e obteve sua maior votação na legenda com 12.569 votos, elegendo seus primeiros cinco vereadores: Divo do Canto que obteve a quinta maior votação com 7.361 e Eliseu Santos, que se elegeram deputados estaduais em 1994, e Luiz Braz, Luiz Alberto Negrinho e Jocelin Azambuja.


De 1992 para cá o PTB foi mantendo uma certa regularidade na eleição das bancadas, oscilando entre 6 vereadores, eleitos em 2000, seu melhor desempenho, quando lançaram Sônia Santos vice de Collares, e quatro, que foi a última bancada eleita pelo partido em 2016.

Da atual bancada do PTB, quatro vereadores concorrem a reeleição: Paulo Brum, Professor Wambert, Luciano Marcantônio e Hamilton Sossmeier

Atualmente o PTB tem a maior bancada da Câmara de Vereadores de Porto Alegre composta por Cássio Trogildo, Dr Humberto Goulart e Paulo Brum, eleitos em 2016, Luciano Marcantônio que assumiu a titularidade após a eleição de Elizandro Sabino deputado estadual em 2018, Hamilton Sossmeier que migrou do PSC e Professor Wambert que migrou do PROS. Cássio Trogildo e Dr. Humberto Goulart não disputarão reeleição.


O PTB recebeu recentemente a filiação de José Fortunati, que pretendem lançar candidato a prefeito, e trabalha para lançar 54 candidatos a vereador. A tradição do PTB é de apresentar nominatas equilibradas, onde um grande número de candidatos faz uma votação média, e este ano, nomes tradicionais da política, atuais, ex-vereadores e suplentes, formam a nominata com novos nomes da política.


Fomos buscar alguns nomes que o PTB pretende apresentar nas próximas eleições para apresentar aos nossos leitores.

Marília Fidel, Rafão Oliveira, Filipi Tisbierek, Cirilo Faé, Elói Guimarães e Mário Manfro, suplentes da bancada do PTB reforçam a nominata do partido.

Entre Titulares e suplentes das eleições passadas o PTB lançará 13 candidatos que juntos fizeram 29.215 votos

Débora Garcia e Tanise Sabino contam, além de suas próprias histórias, com o apoio da tradição familiar.

O PTB aposta também nas mulheres, e pretende lançar 40% de sua nominata com candidatas femininas, entre elas familiares de políticos, como a Psicóloga Tanise Sabino, esposa do candidato mais votado do partido em 2016, Elizandro Sabino, eleito deputado estadual em 2018, e a professora Débora Garcia, filha do ex-vereador Professor Garcia. A nominata feminina conta ainda com a ativista dos direitos dos animais, idealizadora do projeto “Preciso de Lar”, assessora da secretária Regina Becker, Cintia Rockenbach; Cláudia Fróes; a líder comunitária, ex-conselheira do OP, Fateniz Maria dos Santos; a gestora de relações internacionais da PMPA Luciana Peters; e a cirurgiã dentista Larissa Magnus Klassmann, a assistente social Simone Balsamo "Simoninha mais Comunidade", assessora do vereador Humberto Goulart, que não concorre a reeleição, Simone é a esperança de manter os votos do Dr. Goulart no PTB; e Cristina Oliveira, entre outras.


Simone Balsamo, Luciana Peters, Larissa Magnus Klassmann, Cláudia Fróes, Cintia Rockenbach e Fateniz dos Santos, são algumas das mulheres do PTB que estreiam nas eleições deste ano.
Luiz Braz que compôs a primeira bancada eleita pelo PTB em 1992, retorna ao partido e, juntamente com Jorge Bagesteiro e Giovane Byl, migraram de outras siglas para reforçar o PTB.

O PTB conta ainda com candidatos que migraram de outros partidos, além dos vereadores Hamilton Sossmeier (ex-PSC) e Professor Wambert (ex-Pros), também compõem a nominata os suplentes de vereador Luiz Braz (ex-PMDB que retorna ao PTB) Giovane Byl (Ex-solidariedade) Jorge Bagesteiro "piu piu" (Ex-PPS).



Amparado na experiência de doia mandatos em Viamão e na popularidade do pai, Gugu Streit Junior espera conquistar uma vaga na câmara da capital.

A PTB traz ainda a candidatura de Gugu Streit Júnior, filho do comunicador da Farroupilha Gugu Streit. O Jovem cumpriu dois mandatos pelo PTB em Viamão, eleito em 2012 e reeleito em 2016; em abril deste ano renunciou o mandato em Viamão, e transferiu seu domicílio eleitoral para Porto Alegre para concorrer a uma vaga na capital. Gugu, Guguzinho ou Silvio Roberto Streit Júnior, pretende repetir em Porto Alegre o sucesso eleitoral que teve em sua terra natal, e para isso conta com o apoio e a popularidade do pai.


Mesmo que não saibamos como irão se comportar os eleitores este ano, dada a peculiaridade do momento que vivemos, e como os candidatos conseguirão chegar até eles, uma vez que nem todos possuem familiaridade com as novas formas de comunicação e relacionamento, pode-se crer na potencialidade da nominata que o PTB apresenta, pois, há bastante tempo o partido vem apostando em ter um grande número de nomes, e oportuniza, através da participação nos governos (PTB participa dos governos municipais desde 2004 quando elegeu Eliseu Santos vice de Fogaça), a possibilidade de ocupação de espaços públicos que auxiliam na projeção e fortalecimento de seus quadros partidários. Hoje, pode-se afirmar que o PTB tem um quadro de filiados com experiência na administração pública e no legislativo.


Na nominata petebista encontram-se ainda o árbitro de futebol Fabrício Neves; ex-conselheiro tutelar e gestor do CRIP Extremo Sul, Elton fraga; professor Leandro Benini ligado ao segmento de vigilância privada; Evaristo Righetto, conhecido como “gaúcho solidário” que concorreu a deputado estadual em 2018; Alex Barboza da Boon Barber Club; o médico psiquiatra Oscar James Segal “Dr Oscar”; Pingo Vilar, liderança da zona sul da cidade que já concorreu a vereador em 2008 e 2012 ficando na suplência da bancada do PTB chegando a assumir a titularidade em 2010; o ex-jogador de futebol Allan Machado; o fotógrafo Rogerinho Machado; Tairo QG; o proprietário do Bar Tuim, André Azevedo Ervalho; o administrador Bruno Teleschkin; o servidor do Banrisul Sandro Alex Santos; o motorista de aplicativo Daniel Panizzi; e o ex-Rei Momo de Porto Alegre e Conselheiro Tutelar Maurício Melo.


Elton Fraga, Maurício Melo, Fabrício Neves, Allan Machado, Rogerinho Machado, Oscar Segal, Evaristo Righetto, Alex Barboza, Pingo Vilar, Bruno Teleschkin e Leandro Benini, reforçam a nominata do PTB.

O resultado das urnas é imprevisível, ainda mais em um momento como estes onde tudo é possível, porém, pode se dizer que o PTB “vem que vem com tudo” nesta eleição, e pode, pela primeira vez em sua história, eleger a maior bancada da câmara de vereadores de Porto Alegre, chances que crescerão muito se a candidatura do José Fortunati ‘vingar’.


Observação: Registramos que todos estes nomes foram levantados através contatos com os partidos, em pesquisas nas redes sociais e com lideranças políticas, extra-oficialmente. Os nomes definitivos e confirmados só serão conhecidos após as convenções partidárias e a homologação pelo TRE. Alguns pré-candidatos poderão declinar de suas candidaturas e outras poderão surgir até findado o processo de registro. A nossa intenção é antecipar um pouco do cenário político com a preparação dos partidos para as eleições de novembro.

Após a publicação já fizemos uma atualização em 02.10.2020 conforme a lista de registro no TRE, porém, ainda poderão sofrer modificações por desistência ou impugnação.


Lista dos candidatos do PTB com os respectivos números conforme registro no TRE

ALEX BARBOZA - ALEXSANDER DA CUNHA BARBOZA - 14051

ALLAN MACHADO - ALLAN WILLIAN COUTO MACHADO - 14115

ANDRE TUIM - ANDRE AZEVEDO ERVALHO - 14211

BATISTA BOMBOCADO - JOSE BATISTA BRERO - 14222

BRUNO TELESCHKIN - BRUNO TELESCHKIN MENDES - 14892

CINTIA JARDIM - CINTIA NAIR OLIVEIRA JARDIM - 14261

CINTIA ROCHENBACK - CINTIA REGINA FREITAS ROCHENBACK - 14580

CIRILO FAE - CIRILO JOÃO FAE - 14979

CLAUDIA FROES - CLAUDIA FERNANDA LAUTERT FROES - 14007

CRISTINA OLIVEIRA - ISABEL CRISTINA ATAIDE DE OLIVEIRA - 14214

DANIEL MOTORISTA DE APP - DANIEL PANIZZI - 14888

DIENARA MENENDEZ - DIENARA DOS SANTOS MENENDEZ - 14321

DR OSCAR - OSCAR JAMES SEGAL - 14414

ELOI GUIMARAES - ELOI FRANCISCO PEDROSO GUIMARAES - 14999

ELTON FRAGA - ELTON PINTO DE FRAGA - 14600

EVARISTO RIGH GAUCHO SOLIDARIO - EVARISTO PINHEIRO RIGHETTO - 14144

FABRICIO NEVES CORREA - FABRICIO NEVES CORREA - 14085

FATENIZ SANTOS - FATENIZ MARIA DOS SANTOS - 14787

FILIPE TISBIEREK - FILIPE RODENBUSCH TISBIREK - 14000

GIOVANE BYL - GIOVANE LUIZ DE LIMA JUNIOR - 14497

GUGU STREIT JUNIOR - SILVIO ROBERTO STREIT JUNIOR - 14714

HAMILTON SOSSMEIER - HAMILTON SOSSMEIER - 14200

JOAO CARLOS MORDOMO - JOAO CARLOS DA SILVA LEONARDO - 14711

JORGE PIU PIU - JORGE DOS SANTOS BAGESTEIRO - 14500

KESSLER - LUCIANO KESSLER DE ALMEIDA - 14120

LARISSA MAGNUS KLASSMANN - LARISSA MAGNUS KLASSMANN - 14567

LUCIANA PETERS - LUCIANA PETERS DOS ANJOS - 14114

LUCIANO MARCANTONIO - LUCIANO BRASILIENSE MARCANTONIO - 14112

LUIZ BRAZ - ANTONIO LUIZ BRAZ - 14678

MARILIA FIDELL - MARILIA ALVES FIDELL - 14123

MARIO MANFRO - MARIO ANTONIO MANFRO - 14444

MAURICIO MELO - MAURICIO CAETANO MELO DE AGIAR - 14156

PAULO BRUM - PAULO CESAR DOS SANTOS BRUM - 14122

PINGO VILAR - JOSE CARLOS SERPA PINGO VILAR - 14234

PROFESSORA DEBORA GARCIA - DEBORA RIOS GARCIA - 14003

PROFESSOR WAMBERT DI LORENZO - WAMBERT GOMES DI LORENZO - 14400

PROF LEANDRO BENINI - LEANDRO JOSE DE ALMEIDA BENINI - 14001

PSICÓLOGA TANISE SABINO - TANISE AMALIA PAZZIM - 14777

RAFÃO OLIVEIRA - RAFAEL BERNARDO DE OLIVEIRA - 14555

RAUL DA FEIRA - RAUL MARTINS DA SILVA - 14077

ROGERINHO MACHADO - ROGERIO DOS SANTOS MACHADO - 14333

SANDRO ALEX - SANDRO ALEX MACHADO DOS SANTOS - 14041

SILCE GARCIA - SILCE ISOLETE RODRIGUES GARCIA - 14111

SILVANA FALCAO - SILVANA ROCHA FALCAO - 14072

SIMONE DIAS - SIMONE DIAS GULARTE - 14666

SIMONINHA MAIS COMUNIDADE - SIMONE BEATRIZ SERAFIM BALSAMO - 14014

TAIRO QG - TAIRO FERREIRA COSTA - 14348

XANDI COUTO - JORGE ALEXANDRE COUTO GOMES - 14199

ZE VILSON - JOSE VILSON PINTO DE TOLEDO - 14049


*Publicação original do site Glasnost

434 visualizações0 comentário

댓글

별점 5점 중 0점을 주었습니다.
등록된 평점 없음

평점 추가
bottom of page