O Republicanos foi criado em 2003 inicialmente como Partido Municipalista Renovador (PMR) por iniciativa da Igreja Universal do Reino de Deus, com o apoio do então vice-presidente da república José Alencar, que havia migrado do PMDB para o PL, onde conviveu com parlamentares ligados à IURD, para ser vice de Lula em 2002; em 2005, após ter seu registro homologado, mudou de nome para Partido Republicano Brasileiro (PRB). Pelo PRB José Alencar concorreu a reeleição com Lula em 2006.
O PRB disputou sua primeira eleição em Porto Alegre em 2008 compondo a coligação da candidata do PT Maria do Rosário; nesta eleição a coligação composta pelo PT, PRB, PSL e PTC elegeu 8 vereadores, sete do PT e um do PRB, Waldir Canal, o primeiro vereador eleito pelo PRB com 7.046 votos; também concorreram pelo partido, José Freitas, que ficou na suplência com 4.936 votos, José Paulo Barros e Paulo Sérgio Alves, que obtiveram 489 e 202 votos respectivamente.
Em 2012 o PRB apoiou a candidatura de José Fortunati (PDT) a Prefeitura, e na eleição para a câmara concorreu coligado com PDT e PP, ocasião que lançou 11 candidatos que juntos obtiveram 20.822 votos. A coligação elegeu 12 vereadores, sete do PDT, três do PP e dois do PRB, Waldir Canal com 8.211 votos, José Freitas com 6.617, e Séfora Mota ficou na segunda suplência com 4.369 votos.
Em 2016 o PRB apoiou a candidatura de Sebastião Mello (PMDB) a prefeitura, e para a câmara lançou 10 candidatos, que juntos obtiveram 18.684 votos, em uma coligação com PDT e PMDB. Essa coligação elegeu 10 vereadores, cinco do PMDB, três do PDT e dois do PRB, José Freitas e Alvoni Medina, com 7.728 e 7.712 votos respectivamente.
Em 2019 o partido passou a se denominar Republicanos.
2020, com a entrada em vigor de novas regras eleitorais, exigiu uma mudança estratégica do partido em Porto Alegre; até a eleição passada, havia uma estratégia para eleger seus dois representantes ligados à IURD, através de uma organização impecável, o partido aferiu que sua capacidade de votos, oriundos da mobilização da igreja, ficava em torno de 15 mil votos e que essa votação, era insuficiente para conquistar uma vaga sozinho, porém, a média de 7 mil votos por candidato, os tornaria competitivos se coligados com outros partidos, assim, desde 2008 o partido busca estar em coligações fortes que lhes proporcione eleger seus dois representantes.
Esta estratégia sempre ficou clara na formação da nominata, pois o foco sempre esteve nos candidatos ligados à IURD, portanto, os demais candidatos sempre fizeram votações praticamente insignificantes; em 2008 os outros dois candidatos do partido fizeram, somados, 691 votos; em 2012 a exceção foi Séfora Mota, esposa de Alexandre Mota, então apresentador do programa Balanço Geral da TV Record, que alcançou a segunda suplência com mais de quatro mil votos, porém, os outros oito candidatos alcançaram juntos 1.625 votos; em 2016, sem Séfora, que migrou para o PSB, os outros oito candidatos lançados pelo partido alcançaram 3.244 votos somados.
Para 2020, com a mudança da legislação que veda a coligação nas eleições proporcionais, o Republicanos precisou modificar sua estratégia, pois, para, pelo menos, manter seus dois vereadores será necessário no mínimo dobrar a votação que vinha tendo até o momento; para isso, será necessário ter mais candidatos competitivos.
A primeira estratégia do partido para se fortalecer começa por lançar candidatura própria à prefeitura de Porto Alegre; o ex-judoca João Derly, que foi vereador, deputado federal, e recentemente secretário de esportes do Rio Grande do Sul, é a aposta do partido para alcançar seus objetivos políticos e eleitorais.
O segundo passo foi construir uma nominata mais competitiva para a câmara de vereadores. Glasnost teve acesso a alguns dos nomes que o Republicanos espera contar nestas eleições.
Partindo do objetivo de, pelo menos, manter a atual bancada, encabeçam a lista os dois atuais vereadores republicanos, José Freitas e Alvoni Medina, e para ampliar o número de candidatos que, até 2016 tinham sido no máximo de onze, a estratégia que o partido usou, além dos quadros partidários que já tinha, foi buscar em outras siglas candidatos que disputaram as eleições e não se elegeram. Embora seja uma estratégia comum, analisando diversas legendas pudemos perceber que, provavelmente, nenhum partido investiu tanto nessa forma, ou ainda, foi tão eficiente nesta busca quanto o Republicanos.
Encontramos, pelo menos 17 nomes que já disputaram eleições por outras siglas, e é possível que sejam mais, pois como não tivemos acesso a lista completa e possam haver mudanças até a homologação final, esse número poderá ser ainda maior.
Destacamos alguns nomes como Bárbara Penna, vítima de tentativa de feminicídio de grande repercussão, onde o marido ateou fogo no apartamento causando a morte de seus dois filhos e de um vizinho que tentou socorrê-los, Bárbara, hoje ativista pelo fim da violência contra a mulher, foi candidata a deputada federal pelo PPS em 2018 recebendo 16.075 votos sendo 6.522 em Porto Alegre; Comandante Quadros, Policial Militar por 34 anos, que ficou conhecido por declarações que fez em vídeos que viralizaram, concorreu a deputado estadual em 2018 pelo PDT e recebeu 11.843 votos, 3.251 deles em Porto Alegre; Vilmar Beleza, deficiente visual conhecido por vender bilhetes nos ônibus, foi candidato a vereador pelo Solidariedade em 2016 e recebeu 2.519 votos; Seu Armando da Farmácia, que concorreu em 2016 pela Rede e alcançou 2.182 votos; Luky Vieira, cabeleireiro idealizador do grupo “Amigos Solidários” concorreu a vereador pelo PPS em 2016 quando recebeu 1.217 votos; Dr. Raul Fraga, ex-vereador, que foi candidato a vereador pelo PMDB em 2016 obtendo 2.596 votos;
O Republicanos também espera contar com Papaulo Cunha, ex-presidente do CONRERP, que foi candidato pelo PDT em 2012 e recebeu 1.407 votos; Jefferson Mattos, da lomba do pinheiro, e foi candidato do PEN em 2016 e recebeu 1.328 votos; Willy Schneider, professor de Judô e candidato a vereador pelo PTB em 2016, quando recebeu 1.018 votos; Nei do Bolicho, que concorreu a vereador pela Rede em 2016, recebendo 990 votos; Enzo Bretos, concorreu a vereador pelo PSD em 2016, obtendo 836 votos; Rosana Metrangolo, enfermeira, foi candidata a vereadora em 2016 pelo Solidariedade, quando recebeu 659 votos; Paulinho do Harmonia, que foi candidato pelo PDT em 2016 e recebeu 602 votos; Claudio “Leandro da Kombi”, que foi candidato em 2016, pelo PTB e recebeu 594 votos; João Chaveiro, candidato pelo PEN em 2016, que recebeu 558 votos; e Dari Rodrigues, que concorreu pelo PTB em 2016 obtendo 238 votos.
Imaginando que alguns desses nomes possam repetir suas votações e até ampliá-las, são boas as perspectivas do Republicanos em manter sua bancada.
O Republicano trabalha ainda para contar com outros nomes que já concorreram pelo partido nas eleições de 2016 e 2018 e novos nomes, que concorrem pela primeira vez. Entre os nomes de possíveis candidatos estão, o taxista Artur Goulart; o professor e escritor Carlos Tenroller que recebeu 1.979 votos concorrendo a deputado estadual em 2018; o representante da comunidade surda Diego Silva da Silva, que concorreu em 2016 e recebeu 647 votos; o Julinho do QG que concorreu em 2016 pelo PSB e recebeu 670 votos; o jovem Guilherme Romano; o servidor aposentado do DMLU João Freitas; a gestora de recursos humanos Perla Job; o líder comunitário Roberto Kriese; o empresário Rogério Rodrigues, que realiza trabalhos voluntários em diversas áreas; o bacharel em direito Rudnei Alves Pinto; o líder comunitário Roberto Rivelino Fontela "Riva", da Lomba do Pinheiro; e Názaro Borges editor do Jornal Restinga, liderança com mais de 30 anos de atuação na região.
O advogado Deiner Salomé Goulart; o treinador e personal trainer Eduardo Kramm; a técnica em Segurança do Trabalho Liciane Fialho, a bacharel em direito e coordenadora jurídica de FREDEF Liza Cenci; o advogado Luiz Barroso; Márcio Baptista da Cootravipa; a professora Maria De Fátima Mota; o conselheiro tutelar Neri Gomes Ferreira; o empresário Paulinho Callohã; a advogada especialista em direito municipal com experiência em regularização fundiária Tami Aso.
No 'time' feminino do Republicanos temos ainda a professora e advogada Beatriz Poggetti Piccoli "Bia Piccoli", defensora dos direitos dos idosos; a enfermeira Cleonice Pereira Machado "Enfermeira Cléo"; a educadora social Marcia Barboza, fundadora do grupo "Caminhos do Coração"; a presidente da Associação de Mulheres Unidas pela Esperança-AMUE, Vitória Marques, atuante nas causa sociais da comunidade do Morro da Polícia; a líder comunitária Ana Beatriz Oviedo, da Lomba do Pinheiro; a Professora Viviane Pires Silva "Vivi"; a técnica de enfermagem Cristiane da Silva Conceição, diretora no Projeto Social Pingos de Amor; e a técnica em meio ambiente Cintia Ferreira, servidora do DMLU a quase trinta anos.
O Republicanos reforçou bastante sua nominata, para além das relações com a igreja, o que, provavelmente lhe proporcionará a manutenção de sua bancada, e não será surpresa se os dois nomes ligados a IURD, e atuais vereadores, levarem vantagem sobre os demais candidatos, uma vez que, em um cenário de incertezas, ter o apoio de uma estrutura muito bem organizada como a da igreja, que já provou, tanto nas eleições para a câmara municipal, como para os conselhos tutelares, ser eficiente, é um grande diferencial. Porém, não raro, as eleições nos proporcionam surpresas, como aconteceu em 2018, e a nominata possui nomes capazes de, não só almejarem uma eventual terceira cadeira, como chegar junto com os dois favoritos.
Glasnost seguirá acompanhando as movimentações do Republicanos, após a homologação das candidaturas e a campanha eleitoral. Acompanhe, e se gostar, curta, comente e compartilhe!
Observação: Registramos que todos estes nomes foram levantados através contatos com os partidos, em pesquisas nas redes sociais e com lideranças políticas, extra-oficialmente. Os nomes definitivos e confirmados só serão conhecidos após as convenções partidárias e a homologação pelo TRE. Alguns pré-candidatos poderão declinar de suas candidaturas e outras poderão surgir até findado o processo de registro. A nossa intenção é antecipar um pouco do cenário político com a preparação dos partidos para as eleições de novembro.
Atualizado em 08/10/2020
Lista dos candidatos do Republicanos com os respectivos números conforme registro no TRE
ALVONI MEDINA - ALVONI MEDINA NUNES - 10300
ANINHA OVIEDO - ANA BEATRIZ OVIEDO OLIVEIRA - 10561
ARTUR GOULART - ARTUR WAGNER AURELIO - 10789
BARBARA PENNA - BARBARA PENNA DE MORAES SOUZA -10180
BIA PICCOLI - BEATRIZ POGGETTI PICCOLI - 10211
CINTIA FERREIRA - CINTIA ELISABETE DOS SANTOS FERREIRA - 10987
CORONEL QUADROS - PAULO RICARDO QUADROS REMIÃO - 10190
CRISTIANE DA SILVA CONCEIÇÃO - CRISTIANE DA SILVA CONCEIÇÃO - 10741
DARI RODRIGUES - DARI RODRIGUES DA SILVA - 10067
DIEGO SILVA - DIEGO SILVA DA SILVA - 10400
DR DEINER SALOMÉ GOULART - DEINER SALOMÉ GOULART - 10321
DR LUIZ BARROSO - LUIZ CARLOS PASA BARROSO - 10910
DR RAUL FRAGA - RAUL TORELLY FRAGA - 10555
DUDU - EDUARDO CUNHA KRAMM - 10678
ENFERMEIRA CLEO - CLEONICE PEREIRA MACHADO - 10104
ENFERMEIRA METRANGOLO - ROSANA METRANGOLO - 10192
ENZO BRETOS - ENZO STEFANI BRETOS - 10210
GUILHERME ROMANO - GUILHERME FERNANDES ROSA - 10258
JANETE GARCIA - JANETE POITEVIN GARCIA DA ROCHA - 10337
JEFFERSON MATTOS DA LOMBA - JEFFERSON GERMANN DE MATTOS - 10007
JOÃO CHAVEIRO - JOÃO REUS DA SILVA - 10113
JOÃO FREITAS - JOÃO CARLOS VIEGAS DE FREITAS - 10900
JOSÉ FREITAS - JOSÉ AMARO AZEVEDO DE FREITAS - 10700
JULINHO DO QG - JOSÉ JULIO FARIAS DA SILVA - 10200
LEANDRO DA KOMBI - CLAUDIO LEANDRO DA SILVA - 10123
LICIANE FIALHO - LICIANE HAMPE FIALHO - 10080
LIZA CENCI - LIZETE CRISTINA CENCI - 10030
LUKY VIEIRA - LUCIANO VIEIRA BATISTA - 10600
MARCIA BARBOZA - MARCIA DA COSTA BARBOZA - 10209
MARCIO BAPTISTA - MARCIO BAPTISTA MOREIRA - 10677
MARIA DE FÁTIMA - MARIA DE FÁTIMA POLITO IVANOFF - 10124
NÁZARO BORGES JORNAL RESTINGA - NÁZARO PEDROZO BORGES - 10888
NEI DO BOLICHO - GILNEI ANGELO GROLLI - 10118
NERI GOMES - NERI GOMES FERREIRA - 10110
PAPAULO - JOÃO PAULO DE ANDRADE CUNHA - 10010
PAULINHO CALLOHÃ - PAULO RICARDO MARTINS DILL - 10020
PAULINHO DO HARMONIA - PAULO GIOVANI VIJAL DA SILVA - 10008
PERLA JOB - PERLA NUNES JOB - 10090
PROFESSORA VIVI - VIVIANE PIRES SILVA - 10777
PROFESSOR CARLOS TENROLLER - CARLOS ALBERTO TENROLLER - 10500
RIVA - ROBERTO RIVELINO FONTELA DA SILVA - 10150
ROBERTO KRIESE - ROBERTO VANDRE DOS SANTOS KRIESE - 10288
ROGÉRIO RODRIGUES - ROGÉRIO RODRIGUES - 10222
RUDNEI - RUDNEI ALVES PINTO - 10444
SEU ARMANDO DA FARMÁCIA - ARMANDO MACARIO ABEL - 10100
TAMI ASO - TAMI TEXEIRA ASO - 10800
VILMAR BELEZA - VILMAR FRAGA DA SILVA - 10717
VITORIA MARQUES - NEUSA VITORIA DE OLIVEIRA MARQUES - 10248
WILLY SCHNEIDER - WILLY ADOLFO SCHNEIDER - 10003
*Publicação original do site Glasnost
Commenti